terça-feira, 9 de agosto de 2011

Série de TV "Made in Ucrânia"

Grupo Folclórico Ucraniano de Prudentópolis/PR

Em homenagem aos 120 anos de imigração ucraniana no Brasil, a emissora Ó TV - www.otv.tv.br - Canal 23 da Net Digital em Curitiba, pertencente ao GRPCOM - Grupo Paranaense de Comunicação, irá exibir a série documental MADE IN UCRÂNIA, dirigida por Guto Pasko.

O conteúdo da série é diferenciado em relação ao longa-metragem MADE IN UCRÂNIA - OS UCRANIANOS NO PARANÁ lançado em 2006, uma vez que apresenta 25 minutos de conteúdo adicional inédito em relação ao filme.

A série foi editada em 04 episódios, com dois blocos cada um e será exibida nas terças-feiras de agosto no programa CINE Ó as 23:30 hs. A estréia será hoje.


Igreja São Josafat em Prudentópolis/PR

MADE IN UCRÂNIA faz um resgate histórico da imigração ucraniana no Brasil, desde a chegada dos primeiros imigrantes há 120 anos atrás até os dias de hoje, mostrando como os imigrantes mantiveram vivas todas as suas tradições e costumes, tais como a língua, o folclore, a religiosidade, os cantos, artesanato e arquitetura, influenciando diretamente na cultura paranaense.

Mais do que retratar a história desse povo no Brasil, a série irá mostrar um panorama geral da Ucrânia e dos principais acontecimentos políticos que marcaram a sua história, explicando os motivos das três fases da imigração desta etnia ao Brasil, traçando um paralelo entre as comunidades ucranianas do Brasil com a história da Ucrânia antiga, desde o Principado de Kiev até os dias de hoje, nos evidenciando que, mais de um século depois, a situação econômica e política da Ucrânia não mudaram muito e os ciclos imigratórios continuam, como para Portugal, que recebeu grande número de imigrantes ucranianos a partir de 2000 e estes estão diretamente conectados com os ucranianos do Paraná, pois os padres da igreja ucraniana de Prudentópolis foram convocadas para auxiliar esses núcleos de Portugal, justamente por falarem os dois idiomas.

Veja o trailer aqui de MADE IN UCRÂNIA:
O diretor Guto Pasko estará participando ao vivo hoje do programa Revista Curitiba na ÓTV das 22:30 as 23:30 hs falando da obra e da história da imigração ucraniana no Brasil. 

Em agosto Guto Pasko estará lançado na Ucrânia o seu novo longa metragem  IVÁN - DE VOLTA PARA O PASSADO, filme que retrata a história de vida do imigrante ucraniano Iván Bojko, refugiado de segunda guerra mundial que vive em Curitiba desde 1948. As filmagens desse documentário ocorreram no Brasil, Alemanha e Ucrânia no ano passado e o filme acabou de ficar pronto. A previsão de lançamento no Brasil é para o final deste ano.

Em anexo os vídeos das chamadas da série e do episódio de estréia.



4 comentários:

  1. Eu já vi o filme 'Made in Ucrania', achei ótimo. Existe a possibilidade de comprar o dvd?

    ResponderExcluir
  2. claudia yurkevitch damigo19 de agosto de 2011 às 10:00

    Adorei o filme, são bem emocionantes os depoimentos dos imigrantes, muito bom mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Catarina veja no blog do diretor:
    http://gutopasko.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Poxa, muito bom mesmo. Vi apenas um episódio mas gostaria de assistir os demais.

    ResponderExcluir