quarta-feira, 20 de julho de 2011

As Atividades Culturais e Associativas

Grupos folclóricos, bordados, pêssankas, culinária e museus.



Atualmente existem no Brasil vinte e quatro grupos folclóricos ucranianos organizados e mantidos pela comunidade: Barvinok, Vesselka, Poltava, Kalena ( União da Vitória), Ivano Kupalo, Verkovena, Zoriá, Sonhachnek, Volênia, Spomen, Kiev, Solovey, Dibrova, Svitanok. Odessa, Blavat, Tchoven, Vesna ( Mafra ), Stchastia, Dunay, Kalena ( Apuracana), Vesná ( Roncador ), Soloveiko e Grupo Folclórico Paulo Frontin.

Todo ano, em uma cidade diversa, realiza-se o Festival Nacional de Danças Ucranianas no Brasil. Ano passado teve lugar em Curitiba no dia 13 de novembro o XVII Festival Nacional de Danças Ucranianas em homenagem ao mais antigo, o Grupo Folclórico Barvinok, que completou 80 anos de existência ininterrupta. No ano de 2009, no XVI Festival, pela primeira vez tivemos a presença de um grupo folclórico da Ucrânia, o grupo Pokutia, e a presença do Ministro da Cultura da Ucrânia Vasyl Vovkun.

A tradição dos bordados típicos ucranianos passa de geração a geração. O seu uso dá-se nos paramentos religiosos, para os grupos folclóricos e no adorno das residências, principalmente as toalhas e almofadas. Na cidade de Prudentópolis existe uma cooperativa que congrega 160 mulheres bordadeiras.

A pêssanka já é uma tradição artesanal da região sul do Brasil. A tradição é ensinada nas escolas ucranianas e em cursos específicos. Há artesãos que sobrevivem profissionalmente com a sua produção. Nós ousamos a fazer um desafio à Ucrânia e à Diáspora para organizar um concurso internacional de pêssankas, pois, poderemos não ser os primeiros na arte, mas estaremos entre os melhores.

Quatro iguarias típicas ucranianas já são citados em livros brasileiros como integrantes da culinária nacional brasileira: o borscht, o perohê, holuptsi e  kutiá. A arte ucraniana das lingüiças ( kovbassa ) e de azedar pepinos também se tornaram típicas, principalmente no Estado do Paraná.

Recentemente duas grandes pesquisas patrocinadas pelo governo brasileiro foram levadas a efeito no Estado do Paraná sobre o acervo da construção das Igrejas (Igrejas Ucranianas - Arquitetura da Imigração no Paraná» fruto de um trabalho de pesquisa de 4 anos do Instituto Arquibrasil. O projeto teve a coordenação Geral de Key Imaguire Júnior ) e da construção das casas ( Casa Eslavo-Paranaense de Joel Laroca Junior ).

A comunidade possui dois museus. Um em Curitiba junto à Sociedade Ucraniana do Brasil – Subras e outro maior em Prudentópolis. Em Curitiba a Prefeitura Municipal de Curitiba construiu um Memorial Ucraniano, constituído por uma réplica da primeira igreja ucraniana construída no Brasil, uma Pêssanka e agora um monumento às vítimas do Holodomor.

Dois antigos jornais são mantidos. O centenário jornal Pracia (Trabalho) de cunho religioso de Prudentópolis e o Xliblorob (Lavrador), agora em edição eletrônica editado pela Sociedade Ucraniana do Brasil – SUBRAS. A Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana – TPUK tornou-se ponto de cultura nacional. 


Desde o Brasil todos podem ter notícias pelos sites mantidos pela comunidade – o da Representação Central Ucraniana é www.rcub.com.br e todos podem escutar música ucraniana o dia todo, desde o Brasil, Rádio Zabava -www.radiozabava.com.br

Um comentário: