sexta-feira, 22 de julho de 2011

Guto Pasko irá lançar novo filme na Ucrânia

Guto Pasko e Iván Bojko na região de Odessa/Ucrânia.

O filme IVÁN - DE VOLTA PARA O PASSADO retrata a história de vida real do imigrante ucraniano Iván Bojko e o lançamento na Ucrânia faz parte das atividades comemorativas dos 120 anos de imigração ucraniana.

Iván Bojko deu uma contribuição muito grande ao patrimônio cultural brasileiro, introduzindo aqui a Bandura, que é o instrumento nacional na Ucrânia.

As filmagens ocorreram ano passado e 70% delas aconteceram na Ucrânia. A produção é da GP7 Cinema http://www.gp7cinema.com e conta com patrocínio master da Petrobrás através da Lei do Audiovisual.

Estão previstas exibições do filme nas cidades de Kiev, Lviv e Ternopil. Uma exibição deverá acontecer na aldeia natal de Iván, no município de Berezhany. O nome da aldeia é Koniuky e fica a 50 km da cidade de Ternopil, no oeste da Ucrânia.
Iván Bojko na feira de Santo André - Kiev/Ucrânia

SINOPSE DO FILME

Em 1942 Iván Bojko foi arrancado de sua aldeia natal na Ucrânia pelos nazistas e levado para trabalho forçado na Alemanha.

Em 1948 ele imigrou para o Brasil como refugiado de segunda guerra mundial e nunca mais conseguiu voltar para a Ucrânia, mas se manteve ligado às tradições culturais do seu país através da musica.

68 anos depois, o filme documenta o retorno de Iván Bojko a sua terra natal, numa verdadeira viagem “de volta para o passado”, aos 91 anos de idade.

Baseado nos diários de Iván, as imagens e sons funcionam como canais de acesso a uma experiência do imaginário, que atravessam as simples lembranças do imigrante e chegam até o nosso imaginário também.

Saiba mais...

Entre o Paraná e a Ucrânia – Matéria sobre o filme exibida na ÓTV
Uma viagem pela história e personagens que transformaram a imigração da metade do século passado em um filme cheio de sentimentos e emoções. No cine ó desta semana você vai conhecer o cineasta Guto Pasko e Iván Boiko: o imigrante que inspirou o longa-metragem ”Ivan – de Volta para o Passado”. 
Vejam os dois blocos do programa no link abaixo.
Vai doer – Matéria sobre o filme na Gazeta do Povo

Um comentário: